Educação para Todos!!!

sábado, 19 de maio de 2007

Checklist - Avaliação do Software - Jogo da Caixa




CHECKLIST

Tem por finalidade avaliar, classificando o software educativo proposto, qualificando – o positivamente ou negativamente, tanto pedagogicamente quanto tecnicamente.

Software que será avaliado:

Jogo da Caixa
Localizado no site:
http://sitededicas.uol.com.br/software3.htm



Classificação dos pontos: (5) Excelente (4) Bom (3) Regular (2) Ruim (1) Péssimo (X) Não Contém.


Questões Aspectos Pedagógicos

1 - O software permite a interdisciplinaridade entre diferentes matérias? 2

2 - Utilizam sons, imagens, textos, outros tipos de mídias na construção do saber? 2

3 - Estimula a criatividade, interesse, motivação no aluno? 4

4 - Permite que o aluno construa seu conhecimento? 4

5 -Fornece diversos tipos de pesquisa, buscar, para auxílio a dúvidas freqüentes ou problemas?2

6 - Fornece hipertextos, hipermídias, etc.? X

7 - Buscar despertar no aluno a crítica, reflexão, raciocínio com questões desafiadoras? 3

8 - Apresenta vários graus de dificuldades? 4

9 - Permite a interação entre os colegas, podendo ser trabalho em conjunto? 3

10 - Permite o armazenamento das ações para um possível feedback, caso necessário? X


As questões nos Aspectos Pedagógicos têm o peso 3,0



Questões Aspectos Técnicos


1 - Permite a atualização do software, tendo acesso ao fabricante se necessário? X

2 - Possibilita o acesso a Internet? X

3 - Apresenta manual de instrução para professores e alunos? 1

4 - O software é de fácil manuseio? 4

5 - Apresenta ajuda não somente do software, como on-line? X

6 - Sua configuração pode ser executada em diversos tipos de modelos, equipamentos, etc.? 5

7 - Apresenta uma interface (telas, ícones, etc.) fácil, o mais compreensível possível? 3

8 - Existe um dispositivo remoto em que o software poderá ser executado automaticamente? X

9 - Sua linguagem, escrita, é de fácil compreensão? 4

10 - Permite a interligação com outros softwares ou jogos? X


As questões nos Aspectos Técnicos têm o peso 2,0

_______________________________________________

Pontuação e Avaliação
0 a 20 pontos =>Péssimo
21 a 40 pontos =>Ruim
41 a 60 pontos =>Regular
60 a 80 pontos =>Bom
Acima de 80 pontos =>Excelente
Nenhum ponto =>Não Atingiu Nada

____________________________________________________

Pontuação Total por Aspectos

Total1* (Aspectos Pedagógicos) => 24

Total2* (Aspectos Técnicos) => 17

Peso1* => 3,0

Peso2* => 2,0

Total1 X Peso1 => 72

Total2 X Peso2 => 34

Total Geral
(TAP*+TAT*)/2
=> (72+34)/2 => 106/2 => 53


* Total1 = Somatório da Avaliação feita no Aspecto Pedagógico

* Total2 = Somatório da Avaliação feita no Aspecto Técnico

*Peso1 = Peso referente ao Aspecto Pedagógico

*Peso2 = Peso referente ao Aspecto Técnico

*TAP = Total x Peso (Aspecto Pedagógico)

*TAT = Total x Peso (Aspecto Técnico)


Avaliação do Software: 53 -> Regular

____________________________________________________

Conclusão:


O software avaliado acima apresenta algumas limitações e em alguns quesitos, não possue o desejado, fazendo com que o mesmo provoque possíveis problemas, por exemplo, não permite atualizações, acesso a internet, não apresenta hipermídias, hipertextos e o principal não armazenam dados certos ou errados, para que mais futuramente dê o retorno - o feedback, caso haja a necessidade em reaver a situação, o problema, para que acerte em um outro momento. Porém o mesmo, desperta a curiosidade, o raciocínio, reflexão, a busca do aluno em querer passar nas fases e nos graus de dificuldades, fazendo com que se sinta estimulado a acertar, colocar as caixas nos seus devidos lugares, etc.
Pode-se dizer que é recomendável, porém não atende ao questionamento em geral, mas poderá ser trabalhado.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial